quarta-feira, 25 de maio de 2011

Para Nova York, web deve ser um espaço público

Um site governamental deve ser tão acessível e importante quanto uma praça pública ou uma biblioteca municipal. Ambos devem ser tratados como espaços públicos. Essa é uma das principais diretrizes doRoad Map for the Digital City, projeto governamental para transformar Nova York na “melhor cidade digital” dos EUA.
Ou seja, daqui para frente, para o governo de Nova York, o nyc.gov deve produzir tanto valor para os cidadãos quanto o Central Park.
O projeto de “digitalização” foi anunciado nesta semana por Michael Bloomberg, prefeito da cidade, conhecido por construir sua carreira empresarial em torno das tecnologias da informação, ao montar os terminais de notícias que levam o seu nome.
O Road Map for the Digital City tem 65 páginas e posiciona a internet em seu papel de origem – ser uma ferramenta governamental.
Entre as diretrizes, está a parceria com startups locais. O Foursquare e o Tumblr, por exemplo, se tornarão ferramentas oficiais de governo. O primeiro será usado para incentivar as pessoas a visitarem locais públicos de Nova York (você ganha um badge personalizado ao fazer check-in em determinados lugares). O segundo será utilizado como plataforma para alguns sites governamentais.
A realização de um “hack day” oficial da cidade também está entre os planos. Durante um final de semana, desenvolvedores locais serão desafiados a criar novas funcionalidades para o site da prefeitura, que passará por uma reformulação.
Por enquanto, não existe previsão de aumentar o número de dados públicos disponíveis, mesmo assim, a política de APIs abertas fornecendo acesso a informações públicas terá continuidade (desde 2010, a cidade realiza uma competição para o desenvolvimento de aplicativos em torno de dados públicos).
É lógico que entre a teoria e a prática há uma distância grande. A previsão é que, em 3 meses, todo o projeto seja colocado em prática. O Road Map for the Digital City está disponível na web.
Pelo visto, em blogs e fóruns de tecnologia, o plano foi bem recebido. A prefeitura de Nova York vem conquistando credibilidade junto às comunidades de TI e de opengov, principalmente depois da contratação de Rachel Sterne, criadora do site de jornalismo comunitário Ground Report, como “chief digital officer” de Nova York; e de Michael Bloomberg ter assumido melhor todo o seu histórico ligado à indústria de tecnologia da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário