terça-feira, 24 de maio de 2011

Era Pós-PC é sobre acumulação

Durante a conferência D8, promovida pela Wall Street Journal no ano de 2010, Steve Jobs, cofundador da Apple, declarou que a “Era PC” estava morrendo. O executivo ratificou essa visão em março deste ano ao afirmar, durante o lançamento do iPad 2, que a Era Pós-PC já havia começado.
Nessa “nova era”,  o computador pessoal com a tradicional tríade “mouse-monitor-teclado” estaria com os dias contados. Os computadores deixariam de ser meras “ferramentas científicas” e se tornariam finalmente objetos de consumo, mais simples e intuitivos de usar.
Os tablets teriam dado início a essa nova fase.
Um estudo da Forrester Research mostra que as coisas não são bem assim. Na chamada Era Pós-PC, o PC continua firme e forte, no entanto, sofrendo modificações para suportar experiências que, cada vez mais, são físicas e intuitivas – telas sensíveis ao toque de mão, reconhecimento de voz, sensores de movimento. A relação entre PCs, tablets e laptops é bem mais de complementaridade do que canibalização.
Segundo a previsão da Forrester, as vendas de laptops nos EUA crescerão a uma taxa de 8% entre 2010 e 2015, enquanto isso, a comercialização de PCs deverá sofrer somente uma pequena baixa nesse período. E mais – no ano de 2010, 44% dos donos de tablets compraram um PC.
Valer fazer um comentário sobre essa pesquisa por causa de dois pontos:
Primeiro por mostrar que, de forma crescente, acessaremos a internet por meio de diversos dispositivos. Não haverá um único, mas vários meios para a acessar a rede – PCs, laptops, smartphones, tablets.
Os usuários, no caso, gravitarão entre esses dispositivos e escolherão o que for mais conveniente em determinado contexto.
Afinal de contas, a internet surgiu justamente para ser uma plataforma de comunicação e entrega de informações “device agnostic“, ou seja, que possa ser acessada por intermédio de praticamente qualquer dispositivo – celular, laptops, tablets, carros etc.
Em segundo lugar – o estudo é também uma demonstração de que a denominada Era Pós-PC é muito mais sobre acumulação e onipresença, do que propriamente a morte de certos dispositivos. O PC permanece ao lado do laptop, smartphone, tablet. E as pessoas escolherão aquele que for mais oportuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário