sexta-feira, 29 de abril de 2011

A parábola do Remendo Novo em roupa velha e vinho Novo em Odres velhos

Atenção, amigos! Abram sua bíblias em

  Lucas 5.36-39, Mateus 9.16-17, Marcos 2.21-22



 Após a leitura deste texto bíblico iremos refletir algumas questões.

PANO NOVO E VINHO NOVO. Mar. 2.21-22. Não misture as coisas.

- Ninguém costura: Cristo destaca aqui o intento de remendar o velho manto do judaísmo com o tecido novo dos ensinos dEle.

- Remendo: os ensinos de Jesus não eram tão somente um remendo que seria aplicado ao desgastado sistema religioso judaico.

- Vestido velho: o judaísmo, como um velho e desgastado vestido chegara ao ponto de ser descartado. Há muito tempo já havia sido perdido o espírito original da religião judaica entre a maioria dos que a praticavam. Havia se tornado apenas um sistema de normas.

- Cristo procurou mostrar aos discípulos de João Batista a inutilidade de remendar Suas mensagens com as velhas e desgastadas observâncias da tradição Judaica.

- se faz pior: o que tem por objetivo melhorar o velho vestido remendando-o com um novo tecido só terá como resultado ressaltar ainda mais os defeitos do velho.

- vinho novo: representa a verdade vital de Deus, transformando o coração dos homens.

- odres: na antigüidade, estes odres eram feitos com peles de ovelhas ou de cabras. Os odres velhos perdiam sua elasticidade original, ressecavam e endureciam. Tal era a condição do judaísmo no tempo de Jesus.

- quebra os odres: os revolucionários ensinos de Jesus não podiam ser conciliados com os dogmas do judaísmo. Resultaria vã qualquer tentativa para introduzir o cristianismo dentro, das formas mortas do judaísmo. - Os princípios do reino dos céus aplicados às almas dos homens se manifestariam na vida dos que possuem uma religião ativa e radiante.

- o vinho se derrama: o intento de unir o novo com o velho resultaria numa dupla destruição.

- odres novos: os novos conversos receberiam agora uma nova ordem religiosa: a Igreja, baseada nos ensinos do Deus encarnado, e não no ensino de astutos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário