quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dilma defende governo técnico e político em posse de novos ministros



Durante a posse dos novos ministros Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais) e Luiz Sérgio (Pesca e Aquicultura), a presidente Dilma Rousseff defendeu a construção de um governo eficiente do ponto de vista político e técnico.
- Não existe dicotomia entre governo técnico e um governo político. Valorizo muito a capacidade técnica e a gestão eficiente. Até porque nenhum país conseguiu um elevado padrão de desenvolvimento sem eficiência nas suas atividades governamentais e absorção das técnicas mais avançadas possíveis.
Nesta segunda-feira (13), Ideli e Sérgio trocaram de cargos por determinação da presidente, após a saída de Antonio Palocci da Casa Civil. Ideli terá de aplacar os ânimos que continuam exaltados no Congresso. A oposição diz que o principal desafio da petista será “aprender a dialogar”, sentimento parecido toma conta dos aliados.
Em uma demonstração de unidade no governo, a presidente Dilma agradeceu os ministros pelo trabalho realizado e disse que não abrirá mão da colaboração de Luiz Sérgio.
Segundo a presidente, todos os ministros devem ajudar o governo a cumprir suas principais metas, entre elas, manter a estabilidade econômica, controlar a inflação, aumentar a geração de empregos, melhorar as condições de vida da classe média e acabar com a miséria no Brasil.
- As decisões políticas constituem a base das opções governamentais. A política qualificada e ancorada nos interesses do país e do nosso povo se traduz no respeito à nossa soberania, à democracia que construímos [...]. Sem dúvida, a afinidade do meu governo com a política se manifesta num imenso respeito pelo Congresso e pelo Poder Judiciário.
Dilma afirmou ainda que "a continuidade das grandes transformações necessárias ao desenvolvimento econômico e social do Brasil só podem nascer da negociação, da articulação de interesses e da nossa capacidade de identificar afinidades e convergências onde, à primeira vista, só parecem existir conflito e diferença".
“Firme, mas afável”
A ministra Ideli Salvatti (PT-SC) disse, em seu discurso de posse no Palácio do Planalto, que será “firme” em seu novo cargo, mas prometeu ser “afável” na relação com o Congresso.
- Sempre ganhei mais batalhas conciliando do que divergindo. Serei firme nos princípios e afável na abordagem.
Em seu discurso, Ideli prometeu cumprir os acordos feitos entre a base governista e a oposição. No entanto, disse que sempre vai negociar para que o governo ganhe nas votações no Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário